PRECISAMOS FALAR DE AUTISMO

PALESTRA

TEA-Transtorno do Espectro Autista: Primeiros Olhares – “Precisamos falar de autismo!”

Dia 20 de julho – sábado

Horário: 09:00 às 13:00 horas

Release:

Segundo dados estatísticos de 2018, do órgão norte-americano Centers for Disease Control and. Prevention, 1 em cada 59 nascidos são diagnosticados com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Os números vêm crescendo ano a ano segundo a organização x (FDA). O Autismo é caracterizado por dificuldades em três grandes áreas do desenvolvimento: Interação social, comunicação e de comportamento.

Em pesquisa direcionada a público diverso, realizada pelo Centro Cape em Abril/2019, 94,64% dizem não saber oque é autismo e impressionantes 99,35% dos entrevistados afirmaram que consideram importantes iniciativas que proporcionem melhor qualidade de vida e inclusão a pessoas autistas. Os dados estão disponíveis na sede do instituto.

Esta palestra através de linguagem simples e acessível, proporciona ao público participante informações de qualidade e relevância sobre o que há de mais atual no mundo, baseado em evidências científicas sobre o Autismo. É um momento de sensibilização e um norteador para o público por meio do conhecimento sobre o espectro e propostas inclusivas e acolhedoras nos diferentes espaços sociais.

Ficha Técnica:

Palestrante: Priscilla Zocrato Nébias Guimarães – Pedagoga, Licenciada em Letras, Especialista em Práticas Socioeducativas, Facilitadora do método CAV – CEFE Internacional, Estudiosa e Ativista da Causa Autista, Pós-graduanda em Intervenções Precoces do Transtorno do Espectro Autista, além de Ampla Formações na Temática. Analista do Sistema Prisional com desenvolvimento de Projetos em Multiplicidade e Garantia de Prestação de Assistência Educacional

Facilitadora: Miriam Célia dos Santos – Pedagoga, Facilitadora do método CAV – CEFE Internacional, Entusiasta e Apoiadora de Causas Inclusivas, Atuou com Gestão de Pessoas, Auditoria de Qualidade de Processos Empresariais, Analista do Sistema Prisional com desenvolvimento de Projetos em Multiplicidade e Garantia de Prestação de Assistência Educacional, Possui Formação Vivencial para atuação em Ambientes Corporativos.

Público Alvo:

Interessados sobre o Transtorno do Espectro Autista: Familiares, cuidadores, profissionais de acompanhamento, docentes e discentes, comunidade escolar, gestores de projetos em instituições de ensino em geral, ramificações da educação formal e não formal, prestadores de serviços, empregadores e toda a sociedade.

Valor Social: R$ 25,00

Objetivo Geral:

Apresentar o Transtorno do Espectro Autista, visando a conscientização e disseminação de informações de qualidade através de uma abordagem simples, que contribuirá para uma transformação social inclusiva para promover a convivência harmônica e respeitosa das diferenças.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar breve histórico e definição do Transtorno do Espectro Autista;
  • Esclarecer acerca do aumento da incidência e indicativos através de números no Brasil e no mundo;
  • Informar quais são as características gerais apresentadas pelas pessoas diagnosticadas autistas;
  • Descrever sobre os diferentes níveis de autismo e a noção de espectro;
  • Alertar para os sinais de autismo;
  • Indicar iniciativas que podem favorecer a intervenção precoce de crianças com sinais de risco para autismo;
  • Propor soluções simples e inclusivas que podem ser adotadas por todos;
  • Favorecer um espaço de diálogo e esclarecimento de dúvidas e orientações que se fizerem necessárias;
  • Indicar redes de atendimento, canais de conteúdos de qualidade e referências técnicas que fazem atendimento especializado a pessoas autistas;

Inscrições podem ser feitas no site: https://www.centrocape.org.br/cursos/exibir/tea-transtorno-do-espectro-autista-primeiros-olhares-precisamos-falar-de-autismo 

Vagas limitadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *